exarca - definizione. Che cos'è exarca
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è exarca - definizione

Exarca; Exarcado; Exarcados

Exarca         
m.
Delegado do imperador de Constantinopla, no Ocidente.
Legado do patriarcha grego.
(Gr. exarkhos)
exarca         
sm (gr éxarkhos)
1 Legado do patriarca grego.
2 Vice-rei de uma província na Itália ou na África sob os imperadores bizantinos.
Exarco         
O exarco ou exarcaAmbas as formas são admitidas pelos Dicionários Houaiss e Aurélio, que parecem preferir a alternativa "exarco". era a autoridade bizantina que governava a península Itálica ou a África, na qualidade de representante do imperador do Oriente, após a queda do Império Romano do Ocidente.

Wikipedia

Exarco

O exarco ou exarca era a autoridade bizantina que governava a península Itálica ou a África, na qualidade de representante do imperador do Oriente, após a queda do Império Romano do Ocidente. O cargo foi instituído pelo imperador Maurício, em fins do século VI, como uma reação ao enfraquecimento da autoridade imperial em regiões mais distantes do poder central, e unificava as funções civis e militares do governo da província numa mesma pessoa. O território governado pelo exarca chamava-se exarcado. Os bizantinos instituíram dois exarcados, o de Ravena e o de Cartago.

Nas igrejas cristãs orientais (ortodoxas, ortodoxas orientais e católicas orientais), o termo "exarca" possui dois sentidos distintos: o substituto de um patriarca ou o bispo que detém autoridade sobre outros bispos sem que seja um patriarca (ou seja, um cargo entre o de patriarca e o de metropolita); e o bispo nomeado para um grupo de fiéis que não é ainda suficientemente amplo ou organizado para constituir uma eparquia ou diocese (ou seja, um cargo equivalente ao de vigário apostólico).